NK Assessoria Contábil

Empresas podem buscar crédito de maneiras alternativa

O impacto econômico negativo da pandemia de Covid-19 fez com que muitos empresários precisassem buscar um empréstimo para atravessar esse período de dificuldade. No entanto, na maioria dos casos, as empresas tiveram seu pedido negado.

De acordo com levantamento do Sebrae, no ano passado, de cada cem empresas que foram aos bancos, somente 11 conseguiram pegar dinheiro. Mesmo com toda dificuldade trazida pela pandemia, as instituições financeiras continuam exigindo uma série de garantias para liberar os empréstimos, e na maioria dos casos isso inviabiliza a operação. 

No entanto, mesmo com todas essas dificuldades, ainda existem algumas alternativas. Uma opção é buscar uma linha de crédito junto à uma fintech, que são empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais. Entra as principais vantagens estão a facilidade e praticidade na solicitação de crédito e as taxas de juros menores.

Outra alternativa é a antecipação de recebíveis. Esse tipo de crédito é oferecido tanto por bancos tradicionais como por fintechs. Nessa operação a empresa transfere à instituição financeira a responsabilidade pela cobrança de algum título. Isso dá a ela o direito de receber por determinado valor em uma data futura.

Assim, o empresário recebe o valor do seu título, menos o montante que corresponde à taxa de juros na operação. O banco, por sua vez, aguarda o vencimento do boleto, duplicata ou nota fiscal para receber a integralidade do valor. Caso isso não ocorra, a instituição financeira que é a responsável pela cobrança pelos métodos permitidos por lei. 

Uma das principais vantagens dessa modalidade é que o empresário não precisa se preocupar com o pagamento mensal do empréstimo, já que ele será totalmente quitado quando o título for recebido pelo banco.

Se você tem dúvidas sobre o assunto entre em contato com a gente e poderemos analisar juntos a melhor opção para a sua empresa.

  • Fonte: Fato Gerador
  • 18/06/2021
  • Categoria: Crédito

Imprimir essa Notícia