NK Assessoria Contábil

Brasileiros já pagaram mais de R$ 2 trilhões em impostos em 2021

Desde o dia 1º de janeiro, os brasileiros já pagaram mais de R$ 2 trilhões em impostos. O registro é feito pelo Impostômetro, painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que contabiliza todas as contribuições federais, estaduais e municipais.

No ano passado, essa marca foi atingida somente em 22 de dezembro.

Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, o aumento da arrecadação dos governos acontece devido à retomada econômica, com a redução das restrições na quarentena contra a covid-19, e a alta da inflação:

"A retomada da atividade econômica, devido ao avanço da vacinação, é um dos principais fatores que levaram ao aumento do valor pago em impostos", disse em notar.

A alta inflação também ajuda a elevar o montante pago em tributos. Com aumento dos preços dos produtos e serviços, há, por consequência, aumento nas alíquotas que incidem sobre esses.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, acumula alta de 10,25% em 12 meses encerrados em setembro. Nesse mês, o índice chegou a 1,16%, o maior para o mês desde 1994.

  • Fonte: O Globo
  • 15/10/2021
  • Categoria: Imposto e Tributos

Imprimir essa Notícia