NK Assessoria Contábil

Presente do Dia dos Namorados vai pesar menos no bolso neste ano

O presente do Dia dos Namorados neste ano não vai pesar tanto no bolso dos casais. É o que indica levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) com produtos e serviços mais consumidos para comemorar a data.

Segundo a pesquisa, a inflação desses itens ficou em 2,35%, entre junho de 2018 e maio deste ano, abaixo da registrada pelo IPC-10, da FGV para o mesmo período (5,06%).

Programas como ir ao teatro e shows musicais são uma boa aposta para o dia 12. Os serviços ficaram 14,92% e 2,81% mais baratos, respectivamente. Curtir um cineminha a dois (6,83%), comer em bares e lanchonetes (4,01%) ou restaurantes (3,31%) e passar uma noite no hotel/motel (3,04%) são programas que, por sua vez,  ficaram mais caros. Essas opções subiram mais do que a inflação média do Dia dos Namorados (2,35%).

- Os preços estão convidativos, mas a economia está fraca. Poucas oportunidades de emprego tendem a diminuir o consumo. Usar a criatividade e gastar com moderação é uma boa estratégia para celebrar o Dia dos Namorados -  pontuou André Braz, coordenador do IPC da Fundação.

Outra boa notícia diz respeito aos preços dos presentes. Em média, o aumento foi de 1,22%, abaixo da inflação medida pelo IPC-10. Dentre as opções que tiveram quedas em seus preços estão: calçados femininos (-1,02%), perfumes (-0,99%), relógios (-0,73%), calçados masculinos (-0,26%) e aparelhos de DVD e Blu-Ray (-0,23%). Ainda nesse segmento, a maior alta foi registrada nos preços de cintos e bolsas (7,39%).

- Evitar parcelamentos é uma boa estratégia para manter o orçamento no azul. Compras à vista de presentes que cabem no orçamento são indicados - ponderou o economista.

  • Fonte: O Globo
  • 11/06/2019
  • Categoria: Comércio

Imprimir essa Notícia