NK Assessoria Contábil

Receita Federal libera consulta ao 1º lote de restituição do IR

A Receita Federal disponibiliza nesta sexta-feira (22) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda para Pessoas Físicas. Neste ano, o número de lotes foi reduzido e passou de sete para cinco.

A previsão é de que, já na próxima sexta-feira, 29 de maio, seja realizado o crédito bancário para mais de 900 mil pessoas, em um valor estimado de R$2 bilhões.

Neste primeiro mês, serão contemplados os contribuintes que tem prioridade legal, sendo 133 mil idosos acima de 80 anos, 710 mil com idade entre 60 e 79 anos e em torno de 57 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

Essa é a primeira vez na história do leão que as restituições são pagas antes mesmo de encerrar o prazo de entrega das declarações.

Com a antecipação do calendário, a previsão da Receita Federal é terminar de restituir os contribuintes que têm direito em 30 de setembro - três meses antes que o usual, já que historicamente, a Receita costuma pagar o último lote em dezembro.

Outra mudança é que os créditos referentes a cada lote serão feitos no último dia útil de cada mês. Normalmente, aconteciam mensalmente no dia 15.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou por meio dos aplicativos para celulares e tablets. Caso haja pendências, é possível corrigir a situação enviando a declaração retificadora.

Até a manhã dessa quinta-feira (21), a Receita Federal havia recebido mais de 14 milhões de declarações de imposto de renda e aguardava outras 32 milhões. Lembrando que o prazo final para a entrega da declaração é até o dia 30 de junho.

  • Fonte: Agência Brasil
  • 22/05/2020
  • Categoria: Imposto de Renda

Imprimir essa Notícia